sábado, 9 de agosto de 2014

Como tudo começou!


Foi quando mudamos p/ o interior e descobrimos um tubinho de cera com várias "mosquinhas" entrando e saindo sem parar... Foi quando meu sogro disse se tratar da abelha sem ferrão de nome popular "Jataí"! Ele havia dito que ela produz um mel saboroso, porém em pouca quantidade, e com propriedades medicinais.
Fiquei com isso na cabeça e conforme o tempo foi passando descobri outra colmeia, depois outra... e foi quando decidi me informar melhor.
Coincidentemente naquela semana passou uma reportagem sobre estas abelhas na TV, mas ainda não estava com tempo para ir atrás de mais informações.
Num dia qualquer, durante um passeio com minha esposa, após ter passado várias vezes na frente de um apiário na estrada outros dias, resolvemos parar para coletar algumas informações a respeito e conhecer o lugar. Em princípio minha esposa não queria, não tinha interesse, mas acabei convencendo-a e entramos no Apiário Céu Azul. Fomos muito bem atendidos e recebemos uma ótima "aula" sobre as "Abelhas Nativas Sem Ferrão". O atendimento foi tão bom que levamos um pote de mel de laranjeira, uma caixa padrão para criação de abelhas sem ferrão e ainda ganhamos cera de abelha e uma mistura de própolis com álcool para a preparação da caixa isca e um ramo de uma árvore que fornece néctar p/ as abelhas o ano inteiro (na verdade esta planta floresce quando a época normal de florada das outras plantas já acabou ou ainda nem começou)... pior que acredito que por causa disso perdi minha caixa de abelhas, pois a minha esposa disse que era ELA quem ia fazer a Meliponicultura da Jataí!!
Bom, armado o circo, chegamos em casa e logo minha esposa foi preparar a caixa conforme as instruções recebidas... colocou até data na tampa para controle, mas como ainda não é época da enxameação (quando a nova rainha deixa a colmeia de sua mãe para criar a sua própria) a caixa ainda está lá aguardando novas moradoras!
Após algum tempo fui descobrir que o proprietário do Apiário Céu Azul é ainda Presidente da Associação de Apicultores aqui da região...
Depois de tudo isso descobri outra colmeia de "Jataí" e uma de "Jataí da terra" aqui no meu quintal!
Como estou no início da atividade e estou passando por diversas dificuldades de encontrar certas informações (pois o tema não é tão difundido), irei postar minhas descobertas, dicas, materiais e processos conforme vou garimpando este assunto!

Sejam bem vindos a este blog, este mundo e a este post!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário